sexta-feira, 21 de setembro de 2012

VOCÊ É UMA TARTARUGA OU UM LEÃO?









Quais os cenários que hoje determinam o perfil que se espera encontrar nas novas lideranças que conduzirão as empresas nos próximos anos? Que impacto já pode hoje ser percebido nas exigências requeridas pelo mercado? Será fácil encontrar pessoas com este perfil?


·         TARTARUGA: Obstinado, lento. Não acompanha o grupo. Devagar e sempre. Quando o caldo engrossa, se esconde dentro da casca. Uma família de tartarugas decidiu sair para um piquenique. As tartarugas, sendo naturalmente lentas, levaram Sete anos preparando-se para o passeio. Passados Seis meses, após acharem o lugar ideal, ao desembalarem a cesta de piquenique descobriram que estavam sem sal. Então, designaram a tartaruga mais nova para voltar em casa e pegar o sal, por ser a mais rápida. A pequena tartaruga lamentou, chorou e esperneou. Concordou em ir, mas com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse. Três anos se passaram... Seis anos... E a pequenina não tinha retornado. Ao sétimo ano de sua ausência, a tartaruga mais velha já não suportando mais a fome,
decidiu desembalar um sanduíche. Nesta hora, a pequena tartaruga saiu de trás de uma árvore e gritou: “Viu! Eu sabia que vocês não iam me esperar. Agora que eu não vou mesmo buscar o sal”.

Na nossa vida as coisas acontecem mais ou menos da mesma forma. Desperdiçamos nosso tempo esperando que as pessoas vivão à altura de nossas expectativas. Ficamos tão preocupados com o que os outros estão fazendo que deixamos de escrever nossa própria história.

·          LEÃO: Líder, estrategista. O território de atuação de um profissional é o lugar onde seu potencial é revelado. Assim, como um Leão domina seu território, sendo reconhecido pela sua força e liderança, o profissional de sucesso é aquele que é reconhecido pelo seu excelente trabalho, dominando a concorrência e ganhando o respeito dos mesmos, dos seus pares e, sobretudo, dos seus clientes.

Na Tanzânia existe um paraíso governado por um bando de Leões chamado Moru, pois as características desse território são propícias para o aproveitamento das oportunidades de caça: chuvas com capim alto, bom abrigo para filhotes e abundância de caça, na época da chuva. O leão conhece a oportunidade que seu território gera para sua sobrevivência e sua evolução, entende que uma região com capim alto gera a estratégia da surpresa, que é sua arma mais poderosa.


Para o Leão, nada bloqueia seu caminho na busca de seu objetivo, ele sabe que para vencer é necessário ter foco. A pessoa que age como um Leão no seu território conhece e acompanha suas metas e jamais “bloqueia” sua mente, pensando em coisas negativas. O empreendedor sabe que todo dia deve ir visitar seus clientes, com atitudes bem planejadas, nada de improvisação. Conhece a fundo o que precisa ser feito no cliente. Todo território tem seu período de paisagem verde, mas o leão tem que conviver com a seca. Sem chuva não há comida para os que pastam e nem para os leões. Chegou à estação da seca e tudo fica mais difícil. Viver neste mundo não é fácil, temos que aprender lidar com períodos de crise. Para o Leão manter seu bando unido, é preciso compartilhar, é a única forma de sobreviver. Mais cuidado a acomodação de muitos os levaram a “perder o seu território” e um novo leão surgiu para reinar, portanto não se acomode.

"O sucesso esta ligado à ação; Pessoas Bem-sucedidas mantêm-se ativas; Elas cometem erros, mas não desistem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário