Havia um jovem lenhador, cheio de
vitalidade e motivação. Em seu primeiro dia de trabalho, entusiasmou-se muito,
pois havia derrubado 104 árvores, sendo vinte a mais do que a média de outros
lenhadores. No dia seguinte, fez 101 árvores tombarem, e no outro, 97. Assim,
dia após dia, seu esforço foi aumentando e a produtividade, caindo cada vez
mais. Ao décimo dia, contou muito cansado, 79 árvores no chão. Parou e foi
pedir ajuda ao mais experiente dos lenhadores.
E lhe perguntaram: “Sua dedicação é
maravilhosa e surpreendente, mas quantas vezes você parou para afiar o
machado?” (Autor desconhecido)
1- Mantenha o seu foco bem afiado,
observe onde você tem colocado a sua força, aonde chegará seguindo este caminho
e o que irá conquistar? Não desperdice seu tempo fazendo aquilo que não garante
futuro, nem mesmo entregue seu talento trabalhando por vida em uma empresa onde
não há perspectiva de você realizar seus sonhos.
Para aumentar sua produtividade e
alavancar a sua carreira é preciso estar constantemente "afiando o seu
machado" como nos diz a parábola: “Se estiver embotado o ferro, e não se
afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para
dirigir”. (Eclesiastes 10:10) ou seja, é preciso estar sempre revendo
conceitos, adaptando-se ao novo, procurando novas possibilidades de melhorias.
Vejamos em três passos como podemos
afiar nosso machado:
2- Faça sua propaganda ficar mais
afiada (lembre-se do cego em Paris), procure ser objetivo, escolha bem seu
veiculo de comunicação seja: Radio TV, Jornal, Revista, Cartões, Internet,
etc.. E procure permanecer com a propaganda, seja honesto com aquilo que
promete e faça além daquilo que prometeu, procure sempre manter um contato com
seus clientes. Como diz (David Ogilvy). “A menos que a sua propaganda contenha
uma grande ideia, ela passará despercebida como um navio à noite.”
3- Melhore sua autoimagem, O
cineasta americano Woody Allen, afirma que oitenta por cento do êxito consiste
em aparecer. Mas é óbvio que para não passarmos para o ridículo na arte de
aparecer, faz-se necessário uma boa dose de planejamento e estratégia, que são
os pilares do Marketing Pessoal, ou seja, como destacar-se em meio a tantos e
atingir o sucesso. É preciso construir uma autoimagem positiva e otimista. As
pessoas esquivam-se daqueles que estão sempre mal humorados ou torcendo para
tudo dar errado. Como nos ensina as sucedidas estratégias do marketing
tradicional, todo produto necessita de uma boa embalagem. Portanto, cuide da
sua comunicação e apresentação pessoal, pois é o seu cartão de visita.
Demonstre iniciativa, persistência e motivação em tudo que faz. Fique atendo ao
feedback. Saber o que as pessoas pensam a seu respeito pode ajudar a mudar
pequenos hábitos e costumes, se necessário. Seja justo e pontual com seus
compromissos. Atenda as pessoas rapidamente, se não for possível pessoalmente,
escreva, telefone, mas responda as chamadas depressa!
Venda corretamente sua imagem: ser competente e
parecer competente
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