sexta-feira, 21 de setembro de 2012

“AFIANDO O SEU MACHADO”


Havia um jovem lenhador, cheio de vitalidade e motivação. Em seu primeiro dia de trabalho, entusiasmou-se muito, pois havia derrubado 104 árvores, sendo vinte a mais do que a média de outros lenhadores. No dia seguinte, fez 101 árvores tombarem, e no outro, 97. Assim, dia após dia, seu esforço foi aumentando e a produtividade, caindo cada vez mais. Ao décimo dia, contou muito cansado, 79 árvores no chão. Parou e foi pedir ajuda ao mais experiente dos lenhadores. 

E lhe perguntaram: “Sua dedicação é maravilhosa e surpreendente, mas quantas vezes você parou para afiar o machado?” (Autor desconhecido)

1- Mantenha o seu foco bem afiado, observe onde você tem colocado a sua força, aonde chegará seguindo este caminho e o que irá conquistar? Não desperdice seu tempo fazendo aquilo que não garante futuro, nem mesmo entregue seu talento trabalhando por vida em uma empresa onde não há perspectiva de você realizar seus sonhos.



Para aumentar sua produtividade e alavancar a sua carreira é preciso estar constantemente "afiando o seu machado" como nos diz a parábola: “Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para dirigir”. (Eclesiastes 10:10) ou seja, é preciso estar sempre revendo conceitos, adaptando-se ao novo, procurando novas possibilidades de melhorias.
Vejamos em três passos como podemos afiar nosso machado:


2- Faça sua propaganda ficar mais afiada (lembre-se do cego em Paris), procure ser objetivo, escolha bem seu veiculo de comunicação seja: Radio TV, Jornal, Revista, Cartões, Internet, etc.. E procure permanecer com a propaganda, seja honesto com aquilo que promete e faça além daquilo que prometeu, procure sempre manter um contato com seus clientes. Como diz (David Ogilvy). “A menos que a sua propaganda contenha uma grande ideia, ela passará despercebida como um navio à noite.”

3- Melhore sua autoimagem, O cineasta americano Woody Allen, afirma que oitenta por cento do êxito consiste em aparecer. Mas é óbvio que para não passarmos para o ridículo na arte de aparecer, faz-se necessário uma boa dose de planejamento e estratégia, que são os pilares do Marketing Pessoal, ou seja, como destacar-se em meio a tantos e atingir o sucesso. É preciso construir uma autoimagem positiva e otimista. As pessoas esquivam-se daqueles que estão sempre mal humorados ou torcendo para tudo dar errado. Como nos ensina as sucedidas estratégias do marketing tradicional, todo produto necessita de uma boa embalagem. Portanto, cuide da sua comunicação e apresentação pessoal, pois é o seu cartão de visita. Demonstre iniciativa, persistência e motivação em tudo que faz. Fique atendo ao feedback. Saber o que as pessoas pensam a seu respeito pode ajudar a mudar pequenos hábitos e costumes, se necessário. Seja justo e pontual com seus compromissos. Atenda as pessoas rapidamente, se não for possível pessoalmente, escreva, telefone, mas responda as chamadas depressa!


Venda corretamente sua imagem: ser competente e parecer competente


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