sexta-feira, 21 de setembro de 2012

“SEM LUTA NÃO HÁ VITÓRIA”



Vemos tantas lutas, tribulações e milagres quando estudamos a vida de Abrão e de seus familiares, principalmente na vida de Jacó. Este, já no ventre materno lutava com o irmão Esaú. Ou seja, mesmo ainda no ventre Jacó não aceitava ficar para traz ele queria ser o primeiro.
Esaú, porém tinha uma visão imediatista, não conseguia enxergar o futuro, desprezou aquilo que lhe era de direito, não deu valor ao seu direito de primogenitura, trocando-o por um prato de lentilha, que é nada, em comparação às bênçãos que lhe eram legais.

Labão entrou na vida de Jacó somente para tirar proveito dele e enganá-lo. Temos que ter cuidado com os “Labões” que cruzam nosso caminho, infelizmente, até no meio povo de Deus existem muitos, fique atento.

Porque o pouco que tinhas antes de mim tem aumentado em grande número; e o SENHOR te tem abençoado por meu trabalho. Agora, pois, quando hei de trabalhar também por minha casa? Então lhe disse Labão: Se agora tenho achado graça em teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti. Genesis 30. 27 e 30.
Jacó foi enganado varias vezes por Labão, pois ele separou naquele mesmo dia os bodes listrados e malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, todos em que havia brancura, e todos os morenos entre os cordeiros; e deu-os nas mãos dos seus filhos. E pôs três dias de caminho entre si e Jacó; e Jacó apascentava o restante dos rebanhos de Labão. Mas Jacó não se desesperou ele usou a fé, e pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber. E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas. Então separou Jacó os cordeiros, e pós as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labão; e pós o seu rebanho à parte, e não o pôs com o rebanho de Labão. E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas. Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó. E cresceu o homem em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos e jumentos.

Consciência da sua realidade

Jacó viu que não podia mais permanecer como estava. Servia ao seu sogro Labão. Desejava voltar à casa paterna. Estava tomando consciência da sua insatisfação.

1 - Insatisfação pessoal: Ele queria uma nova vida (31:3). Ele sabia que ali não era o seu lugar.
2 - Insatisfação interior: Tinha tudo, mas se sentia infeliz (31:5).
3 - Insatisfação espiritual: Queria experimentar aquilo que só conhecera de maneira religiosa: conhecer Deus pessoalmente.

Jacó estava no deserto, mas ali ele teve um sonho , quando ele despertou do sono percebeu que Deus estava naquele lugar, então ele fez um voto de desafio (ele foi ousado, pois derramou tudo o que tinha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário